PDA

Ver Versão Completa : Desbloqueio da Porta 25 (SMTP)

eduardo0407
21-07-16, 10:01 PM
Olá, possuo serviço de internet banda larga (antiga GVT), e estou com o seguinte problema:

Configurei um servidor de e-mail interno na minha rede, publiquei um domínio e registros MX. Porém, o servidor não funciona para recebimento e envio de e-mails. Durante uma pesquisa, descobri que desde 2013 a porta 25 (protocolo SMTP) foi bloqueada pelas operadoras devido à resolução do CGI.br.

Já entrei em contato com a VIVO/GVT para realizar o desbloqueio, inclusive adquirindo um IP fixo no processo. O problema é que os atendentes informam que não é possível fazer este desbloqueio, pois ele não é controlado/gerenciado pela operadora. Informam também que para liberar uma porta no modem (PowerBox) é preciso entrar em contato com o fabricante, que seria o responsável por essa configuração. O fabricante, por sua vez, diz que isso é de responsabilidade do provedor.

Gostaria de saber se de fato esse bloqueio da porta 25 é realizado pelas operadoras e qual procedimento devo seguir para requisitar essa liberação.

Obrigado.

Gaby
26-09-16, 11:37 AM
Alguém tem informações sobre a porta 25?
#ChamandoaTropa (https://forum.vivo.com.br/usertag.php?do=list&action=hash&hash=ChamandoaTropa)

mmelo76
26-09-16, 02:04 PM
Olá, possuo serviço de internet banda larga (antiga GVT), e estou com o seguinte problema:

Configurei um servidor de e-mail interno na minha rede, publiquei um domínio e registros MX. Porém, o servidor não funciona para recebimento e envio de e-mails. Durante uma pesquisa, descobri que desde 2013 a porta 25 (protocolo SMTP) foi bloqueada pelas operadoras devido à resolução do CGI.br.

Já entrei em contato com a VIVO/GVT para realizar o desbloqueio, inclusive adquirindo um IP fixo no processo. O problema é que os atendentes informam que não é possível fazer este desbloqueio, pois ele não é controlado/gerenciado pela operadora. Informam também que para liberar uma porta no modem (PowerBox) é preciso entrar em contato com o fabricante, que seria o responsável por essa configuração. O fabricante, por sua vez, diz que isso é de responsabilidade do provedor.

Gostaria de saber se de fato esse bloqueio da porta 25 é realizado pelas operadoras e qual procedimento devo seguir para requisitar essa liberação.

Obrigado.

Boa tarde eduardo0407!

A restrição é gerencial e universal, ou seja, embora esteja dentro do controle das operadoras, elas mesmas não podem desbloquear sem um motivo aparente.

Porque?

Porque para uso de e-mail você pode mudar a porta de 25 para 587. Também, a restrição teve um período de teste / análise e concessão durante 2013, até para os que necessitavam da liberação pudessem se pronunciar.

Se no seu caso é algo imprescindível, e único; sugiro com seu protocolo, buscar as entidades perinentes, porque embora você solicite para operadora abrir, junto ao CGI e Anatel ela não pode fazer isso.

Sugiro um leitura desses artigos:

Gerência da Porta 25! (http://antispam.br/porta25/tire-suas-duvidas/)

Folheto CGIBR (http://antispam.br/porta25/tire-suas-duvidas/folheto-cgibr-porta25.pdf)

E essas dicas no Clube do Hardware: Desbloqueando porta 25 (SMTP) - Velox (http://forum.clubedohardware.com.br/topic/371740-desbloqueando-porta-25-smtp-velox/)

eduardo0407
06-10-16, 10:06 PM
Boa noite mmelo76, obrigado pela resposta.

Já havia ouvido algo a respeito do bloqueio por parte da Anatel e CGI. Gostaria de saber o seguinte: estou perguntando do desbloqueio porque estou trabalhando em uma empresa e a assinatura não é corporativa, mas em nome de um particular. Temos relação com a área de TI e o motivo de eu querer o desbloqueio é para o teste de um produto de criptografia de e-mails, e não para simplesmente receber e-mails em um Outlook. Este produto seria instalado na minha rede junto a um servidor de e-mails, e ele necessitaria da porta 25 para envio e recebimento de e-mails. Já possuímos IP fixo e posso fazer os registros DNS e MX, além de poder ligar na Vivo e pedir o DNS reverso.

Existe alguma maneira fácil de conseguir este desbloqueio? Eu não consigo fazer nada com relação a este bloqueio (por exemplo, desbloquear o modem e tentar liberar a porta 25 nele, acredito que também não resolveria)? Este desbloqueio só seria concedido se a assinatura fosse corporativa?

Obrigado desde já.