PDA

Ver Versão Completa : Validade de recargas

Ju25
04-04-14, 08:35 AM
Gente!! Que palhaçada.. Acabei de receber a seguinte msg da vivo..
Vivo ON:foi debitado de seu saldo R$9.52, referente ao valor minimo de utilizacao da recarga. Informacoes acesse www.vivoon.com.br

Que absurdo.. Cada dia que passa a vivo piora.. Antes não tinha essa roubalheira.. Vou entrat em contato com o procon pq as recargas não podem mais perder sua validade..
A prestadora deve revalidar os créditos vencidos quando o usuário inserir novos créditos?

Sim. Enquanto durar o contrato com a prestadora, créditos vencidos devem ser revalidados sempre que novos créditos forem inseridos.

Novos créditos são somados aos existentes, passando a valer, para todos, a maior data de vencimento.

Vale lembrar que o contrato pode ser rescindido depois de transcorridos 60 dias da data de expiração do último crédito, sem que tenham sido inseridos novos créditos.

-----------------------------------------------

Qual deve ser a validade dos créditos?

As prestadoras podem comercializar créditos com qualquer prazo de validade. O Regulamento do Serviço Móvel Pessoal as obriga, no entanto, a comercializar, em suas lojas, créditos com prazos de 90 e de 180 dias.

-----------------------------------------------

Como posso consultar o saldo de créditos de meu celular?

A prestadora deve possibilitar, de forma gratuita, a consulta a saldo de créditos por meio do centro de atendimento. Fonte site da Anatel

BRASÍLIA – As empresas de celular não podem determinar um prazo de validade para os créditos dos celulares pré-pagos. Essa é a decisão unânime da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) divulgada nesta quinta-feira. Os juízes determinaram que devem ser anuladas as cláusulas de contratos de telefonia que definem os limites e também as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que estipulem a perda dos créditos. Ainda cabe recurso da decisão.

Além disso, as operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e Tim foram proibidas de tirar os créditos dos consumidores nesses casos. As empresas também devem reativar o serviço dos consumidores que tiveram minutos cancelados pelas operadoras, no prazo de 30 dias, o saldo que os clientes tinham quando os créditos foram cortados. A decisão deve ser cumprida em todo o território nacional, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.

O Ministério Público Federal (MPF) formulou o pedido afirmando que as cláusulas de contrato que estipulam um prazo limite para o consumidor usar os créditos são uma “afronta ao direito de propriedade” e também causariam um lucro ilegal para as operadoras. O órgão também avalia que essas cláusulas são abusivas pois causam desequilíbrio na relação entre o consumidor e as empresas.

O juiz que relatou o caso no TRF-1, desembargador federal Souza Prudente, avaliou que determinar uma validade para o uso dos créditos é um “confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço público de telefonia, que é devido aos consumidores”. Ele também afirmou que a medida causa discriminação aos consumidores mais pobres.

Apesar de o assunto ser regulado pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), para o desembargador, impor um limite para uso do crédito também desrespeita o Código de Defesa do Consumidor.

“A Anatel não pode nem deve extrapolar os limites da legislação de regência, como no caso, a possibilitar o enriquecimento ilícito das concessionárias de telefonia móvel. Também não me convencem os argumentos no sentido de que a relação contratual estabelecida entre a concessionária e os usuários teria natureza eminentemente privada e, por isso, a fixação de determinado prazo de validade para os créditos por eles adquiridos não estaria sujeita à expressa previsão legal”, completou Souza Prudente.

As empresas afetadas pela decisão foram procuradas pelo GLOBO. Por enquanto, apenas a Oi respondeu e afirmou que não vai comentar a decisão. A TIM informou que ainda não foi notificada oficialmente da decisão judicial, mas antecipa que respeitará a determinação da Justiça.

De uma coisa vocês podem ter certeza.. Vou atrás dos meus direitos de consumidor, eu paguei pela recarga, não ganhei ela de graça não.. Por isso essa país não vai pra frente.. Só tem ladrão, na política, nos órgãos publicos, nas empresas privadas...

Gaby
11-04-14, 08:05 PM
Oi Ju25,

já tem planos pro fim de semana?:)

Entendo a sua frustração. Você poderia, por favor, me passar o link da notícia acima?!

Obrigada, Ju.

Boa noite pra vc!

Ju25
12-04-14, 07:26 AM
Oi Ju25,

Entendo a sua frustração. Você poderia, por favor, me passar o link da notícia acima?!

Obrigada, Ju.

Boa noite pra vc!

Segue o link:

http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/justica-decide-que-operadoras-de-celular-nao-podem-limitar-validade-de-creditos-9567345#ixzz2cPUsk5pK

Ju25
12-04-14, 07:29 AM
Oi Ju25,

Obrigada, Ju.

Boa noite pra vc!

http://www.anatel.gov.br/hotsites/smp/creditos.htm

Gaby
14-04-14, 05:32 AM
Obrigada, Ju25.
Bom dia pra vc!:)

Gaby
15-04-14, 06:57 AM
Oi Ju25,

Nesse novo regulamento da Anatel que foi publicado em Março, estabelece-se que, a validade dos créditos (recargas) não podem ser inferior a 30 dias.

A validade das recargas são corretas desde que obedeçam o período mínimo de 30 dias, nada menos que isso.

A notícia no O Globo é uma nota antiga de 8 de agosto de 2013 e não encaixa no cenário atual.

Esse saldo de consumação mínima é referente a taxa de participação. Leia abaixo o trecho do regulamento (http://forum.vivoon.com.br/showthread.php?739-Regulamento-Vivo-ON-para-Vivo-Pr%E9&highlight=regulamento+para+vivo) referente a essa taxa:

2.13. Para se manter ativo na Promoção e continuar usufruindo os benefícios pelo período de vigência da mesma, o cliente deverá pagar uma taxa de participação de R$12 por mês, que será debitada mensalmente da primeira recarga participante que o cliente efetuar após o seu “Dia N”. Para o propósito dessa Promoção, o “Dia N” é o dia do mês em que foi feita a primeira recarga participante após o cadastro na Promoção. EXEMPLO: se o cliente se cadastrar na Promoção no dia 03 e efetuar a primeira recarga participante no dia 04, o seu “Dia N” será no dia 04 de cada mês. Promocionalmente, a taxa de participação do primeiro mês será isenta.

A melhor maneira de ficar de olho na sua conta, verificar se um valor foi descontado e de quanto é esse valor é checar o Meu Vivo (http://forum.vivoon.com.br/showthread.php?715-Fa%E7a-seu-cadastro-no-Meu-Vivo&highlight=fa%E7a+cadastro+vivo).

Se tiver dúvidas sobre isso poste aqui!

Ju25
15-04-14, 07:58 AM
Tenho vivo on desde qnd a promoção começou e isso nunca havia ocorrido, vocês devem ter mudado esse regulamento não deve ter muito tempo, o jeito vai ser trocar se operadora, pois não gostei dessa atitude da vivo de comer meu créditos sendo que quando faço a recarga diz lá que a validade é de 90 dias. Então vocês deveriam colocar pra todos os valores que a recarga só é válida por 30 dias.. Vou pesquisar e vou mudar pra outra operadora.
A vivo tá caindo na qualidade de seus serviços, e as outras tem promoções mais atrativas.
Obrigada.
Att,
Juliana.

Oi Ju25,

Nesse novo regulamento da Anatel que foi publicado em Março, estabelece-se que, a validade dos créditos (recargas) não podem ser inferior a 30 dias.

A validade das recargas são corretas desde que obedeçam o período mínimo de 30 dias, nada menos que isso.

A notícia no O Globo é uma nota antiga de 8 de agosto de 2013 e não encaixa no cenário atual.

Esse saldo de consumação mínima é referente a taxa de participação. Leia abaixo o trecho do regulamento (http://forum.vivoon.com.br/showthread.php?739-Regulamento-Vivo-ON-para-Vivo-Pr%E9&highlight=regulamento+para+vivo) referente a essa taxa:

2.13. Para se manter ativo na Promoção e continuar usufruindo os benefícios pelo período de vigência da mesma, o cliente deverá pagar uma taxa de participação de R$12 por mês, que será debitada mensalmente da primeira recarga participante que o cliente efetuar após o seu “Dia N”. Para o propósito dessa Promoção, o “Dia N” é o dia do mês em que foi feita a primeira recarga participante após o cadastro na Promoção. EXEMPLO: se o cliente se cadastrar na Promoção no dia 03 e efetuar a primeira recarga participante no dia 04, o seu “Dia N” será no dia 04 de cada mês. Promocionalmente, a taxa de participação do primeiro mês será isenta.

A melhor maneira de ficar de olho na sua conta, verificar se um valor foi descontado e de quanto é esse valor é checar o Meu Vivo (http://forum.vivoon.com.br/showthread.php?715-Fa%E7a-seu-cadastro-no-Meu-Vivo&highlight=fa%E7a+cadastro+vivo).

Se tiver dúvidas sobre isso poste aqui!

Gaby
15-04-14, 10:09 AM
Oi de novo Ju25,

esse valor de taxa mínima pode ser utilizado em serviços, como por exemplo, SMS e ligações para outras operadoras. O valor que não for utilizado será descontado no próximo dia N. Pode ser que você tenha usado o valor em meses anteriores e não nesses último mês, por isso houve o desconto. Dê uma olhada no Meu Vivo, lá vc vai ver a sua conta detalhada e fica mais fácil acompanhar que vem acontecendo.

O valor mínimo de utilizacao da recarga e a validade de seus bônus são coisas diferentes. A validade dos seus bônus vai depender da recarga que você faz. Cada valor de Recarga tem uma validade diferente para o uso do bônus de voz, SMS e Internet:

• Recarga de R$15,00: 15 dias
• Recarga de R$20,00: 25 dias
• Recarga de R$25,00: 30 dias
• Recargas de R$35,00 ou mais: 30 dias

Leia mais aqui (https://forum.vivoon.com.br/showthread.php?12-D%EA-um-ON-no-seu-Vivo-Pr%E9!&highlight=validade+b%F4nus#.U00t-lVdV1Y).

Uma coisa que não mencionei acima e que vale a pena comentar é que a nova regra da Anatel entra em vigor somente no mês de julho de 2014.

Espero que você não saia do vivo ON, Ju25, especialmente agora em que estamos revolucionando os canais de atendimento com o Fórum Vivo ON.

Ju25
01-05-14, 12:26 PM
Posso usar esse saldo de consumação mínima para comprar o pacote de internet para vivo pré mensal?
Att,
Juliana.

Gaby
06-05-14, 06:55 PM
Oi Ju25,

tudo bem?

Não é possível fazer isso. Essa taxa é um valor que vc não tem acesso, mas pode ser usada com SMS e ligações que o seu bônus não inlcui.

Boa noite pra vc!:)

teh
13-05-14, 12:45 PM
é uma ***** aconteceu a mesma coisa comigo,queee roubooooo,ladroes
queroooo meuuu dinheirooo de voltaa!

teh
13-05-14, 12:46 PM
:mad:

Gaby
14-05-14, 11:48 AM
Oi teh,

explica o que aconteceu com vc. Talvez, eu possa ajudar.:)

Leon4rdo
04-06-18, 08:24 PM
Oieu queria saber, porq quando eu boto internet no dia EXEMPLO: dia 06/05 e depois de dois dia a internet acaba, porq eu uso bastante, então eu vou colocar mais recarga e tenho que esperar até 7 dias ou esperar até EXEMPLO: SEXTA pra renovar um plano

JoaoBC
04-06-18, 08:41 PM
Oi teh,

explica o que aconteceu com vc. Talvez, eu possa ajudar.:)
4 anos depois e você não recebeu a resposta da sua pergunta...

- - - Updated - - -

Oieu queria saber, porq quando eu boto internet no dia EXEMPLO: dia 06/05 e depois de dois dia a internet acaba, porq eu uso bastante, então eu vou colocar mais recarga e tenho que esperar até 7 dias ou esperar até EXEMPLO: SEXTA pra renovar um plano

Só mudando de plano